Selo Ybyrá de Prática Ecológica

 

Para participar é necessária a inscrição no formulário: https://forms.gle/Qrs7h3w9mqsrepwd6 

O “Selo Ybyrá de Prática Ecológica” é uma iniciativa da Ybyrá Organização, e tem como objetivo proporcionar motivação às pessoas, projetos e negócios/empreendimentos de todas naturezas e segmentos para atuação de modo socioambiental responsável e ecológico que busquem compreender e potencializar o seu papel, serviço, gestão, produto ou tecnologia através do desenvolvimento econômico regenerativo por soluções inteligentes, sustentáveis, eficientes, circulares e inclusivas em todas as esferas do processo, englobando o Programa Pacto Global da ONU, a Produção Lixo Zero, as Tecnologias Biodinâmicas e Biomiméticas, o Biodesign, a Pegada de Carbono, a Pegada Hídrica e muito mais;

O Selo Ybyrá de Prática Ecológica pode ser conferido à pessoa física ou jurídica que participe de iniciativas, projetos e negócios/empreendimentos inerentes às finalidades da conservação do ecossistema e de práticas socioambientais;

A Ybyrá Organização, através de uma equipe multidisciplinar inspirada, tem como propósito potencializar e auxiliar essas iniciativas, projetos e negócios/empreendimentos por meio de mentorias e consultorias personalizadas com base na necessidade e demanda de cada proponente. Nosso objetivo, através do “Selo Ybyrá de Prática Ecológica”, é difundir essas práticas e orientar o desenvolvimento de projetos e negócios/empreendimentos em uma rede colaborativa e sólida para que atuem de modo socioambiental responsável e ecológico.

O que você ganha só por se inscrever?

• Ganhará 20% de desconto nos Pratos e Embalagens Ecológicas Ybyrá
• Uma avaliação minuciosa da sua iniciativa, projeto ou negócio/empreendimento com feedback (retorno) da Ybyrá


O que você ganha com o Selo Ybyrá de Prática Ecológica?

• Uma análise detalhada pela Ybyrá da sua iniciativa, projeto ou negócio/empreendimento com feedback (retorno).
• Condições comerciais diferenciadas durante a vigência do Selo.
• Descontos especiais em nossos produtos durante a vigência do Selo.


DESTAQUE: As melhores iniciativas, projetos ou negócios/empreendimentos analisados receberão uma consultoria especializada pela equipe multidisciplinar da Ybyrá.

A nossa mentoria e consultoria consiste em:
- Soluções baseadas na Natureza - Gestão Ecológica e Inteligente de Recursos - Desenvolvimento de Processos Circulares e Eficientes - Biomimética aplicada a Processos e Produtos Ecológicos - Biodesign aos Desenvolvimento de Produtos Ecológicos - Tratamento Ecológico de Resíduos - Produção Lixo Zero - Pegada de Carbono - Pegada Hídrica - Comunicação Ativa e Marketing Ecológico - E-commerce - Tecnologia de Informação aplicada na Gestão de Negócios Ecológicos

 

1. DO SELO
a. O “SELO YBYRÁ DE PRÁTICA ECOLÓGICA” será conferido anualmente, de ofício ou mediante requerimento do interessado, após análise da Ybyrá Organização, no uso de suas atribuições legais.
b. O Selo pode ser conferido a pessoa física ou jurídica que participe de iniciativas, ações, projetos e negócios inerentes as finalidades ecológicas voltadas ao: I-desenvolvimento sustentável de projetos/negócios ambientais ou socioambientais para melhorar a qualidade de vida do ecossistema; II- às contribuições e à doação de recursos materiais ou financeiros para os mesmos fins; III- ao voluntariado e a adoção de ações integradas destinadas à soluções dos problemas ambientais e sociais locais e globais.

2. DOS PARTICIPANTES
a. A participação é gratuita.
b. Poderão participar: pessoa física ou jurídica que participe de iniciativas, ações, projetos e negócios inerentes as finalidades ecológicas.
c. Para obter a concessão do selo é necessário que o interessado se inscreva por meio deste formulário.
d. O envio do requerimento e documentos comprobatórios deverão atender os prazos estabelecidos no item 7 – Cronograma.

3. DAS INSCRIÇÕES E ENVIO DOS RELATOS
a. Os interessados na obtenção do “Selo Ybyrá de Prática Ecológica” deverão encaminhar este formulário preenchido o e os documentos comprobatórios, no período de 29 de novembro a 30 de dezembro de 2021, atendendo aos seguintes requisitos:
i. O relato da iniciativa/projeto/negócio precisa conter: Título, nome, CNPJ ou CPF, cargo, endereço, telefone celular, e-mail; metas; descrição da prática; resultados alcançados (mesmo que parciais); início e duração; natureza inovadora da prática; impacto ambiental positivo; relação da prática com a comunidade externa.
ii. Podem ser submetidos relatos de práticas realizadas a partir de 01 de janeiro de 2021, em andamento ou encerradas e que apresentem resultados, mesmo que parciais.
iii. A iniciativa/projeto/negócio a ser apresentado precisa estar diretamente relacionado a pelo menos, um dos critérios estabelecidos.
iv. O relato da iniciativa/projeto/negócio poderá ter no máximo 10 páginas, descontados anexos.
v. Poderão ser anexados quaisquer materiais adicionais informativos que demonstrem os resultados obtidos, como por exemplo: fotos, gráficos, materiais publicados, materiais de divulgação, etc.
vi. Os interessados que atenderem aos requisitos e prazos deste formulário receberão por e-mail a validação de sua inscrição.
b. Os interessados que não atenderem aos requisitos e/ou prazos deste formulário serão desclassificados.

4. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
a. Para assegurar o atendimento deste formulário, são estabelecidos critérios de avaliação.
b. Em atendimento a Ybyrá Organização serão analisados e credenciados os interessados que apresentarem iniciativas/projetos/negócios das quais participem ou desenvolvam que contribua para a proteção socioambiental, tais como: I. Conservação da flora e fauna; II. Conservação de recursos hídricos; III. Reutilização, reciclagem, tratamento e disposição adequada de resíduos sólidos; IV. Substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis na geração de energia; V. Educação Ambiental; e VI. Recuperação de áreas degradadas.
c. Serão aprovadas as iniciativas/projetos/negócios que alcançarem pontuação mínima de 20 pontos.
d. Para a avaliação serão considerados os seguintes critérios:
i. Natureza inovadora da prática
ii. Impacto ambiental positivo na prática
iii. Resultados alcançados
iv. Relação da prática com a comunidade
e. O atendimento ao presente Edital constitui pré-requisito para avaliação dos demais critérios de avaliação.

5. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
a. O resultado da avaliação dos relatos e a data da solenidade de outorga do “Selo Ybyrá de Prática Ecológica” serão divulgados até 30 de janeiro de 2022 nas mídias sociais da Ybyrá.

6. DO PRAZO DE VALIDADE DA CONCESSÃO DO SELO YBYRÁ DE PRÁTICA ECOLÓGICA
a. O Selo Ybyrá de Prática Ecológica, após concedido, terá validade de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado indefinidamente, mediante avaliação e vistoria pela Ybyrá Organização.

7. DO CANCELAMENTO DO SELO
a. Na hipótese de descumprimento dos critérios que autorizem a concessão do selo antes de expirar sua validade, a Ybyrá Organização cancelará o direito ao uso do selo.

8. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS
a. Ao submeter relatos das iniciativas/projetos/negócios, o(a) autor(a) autoriza a divulgação nos canais de comunicação da Ybyrá Organização.