Inovação Biomimética

 

O que é?

Visto que os organismos vivos possuem sistemas funcionais amplamente desenvolvidos pela evolução, tem-se estudado a capacidade de inovação científica e tecnológica em diversas dimensões baseadas na observação da natureza e, posteriormente, inspiração para novos dispositivos, matérias ou sistemas não biológicos.

Essa nova estratégia é conhecida como bioinspiração, tendo como campo de prospecção uma vasta gama de espécies de diferentes classes na natureza. Dentro da área de bioinspiração há a biomimética, sendo esta uma imitação dos sistemas funcionais biológicos.

Um exemplo é a nova geração de sistemas de navegação através das abelhas. Abelhas calculam a rota mais eficiente entre todas as flores em um ambiente, economizando energia para coletar néctar. Por meio de um algoritmo desconhecido, elas resolvem problemas de rastreamento de rotas complexos que confundiria a maioria dos humanos.

Os cientistas dizem que esse GPS High Tech das abelhas pode nos ensinar “como otimizar os projetos para redes de informação, cujas rotas não podem ser planejadas com antecedência”. A promessa é a de que algoritmos inspirados nas abelhas melhorem projetos de redes de informação (telefonia móvel e internet) ou de transportes (ônibus, trens) dos quais as sociedades modernas dependem

.