Você já ouviu falar sobre Agroecologia?

Para alguns, agroecologia pode ser entendida apenas como um conjunto de práticas agrícolas sustentáveis no campo, que ao invés de utilizar agrotóxicos em monoculturas, é feita produção orgânica num espaço mais biodiverso. Mas a agroecologia vai além da técnica e do orgânico:
.
1) Ela diz respeito a uma produção que respeita e se adapta ao ecossistema original onde se insere utilizando o seu potencial e respeitando o tempo de florir, frutificar e colher da natureza.
.
2) Agroecologia tem o compromisso de recuperar saberes populares sobre manejo agrícola, mas também sobre a forma como se dá a nossa relação com a terra e a natureza, desvendando outras possibilidades de vivência em sociedade.
.
3) Por meio dela, são recuperadas e valorizadas as plantas nativas e alimentos nativos de cada ecossistema, que foram culturalmente importados e substituídos no contexto da colonização e de tempos mais recentes, por um padrão de alimentação europeu e menos biodiverso.
.
4) Agroecologia tem o compromisso com as causas sociais, pois tratando-se de um sistema agroalimentar mais complexo e diversificado, pode gerar alimento seguro para as famílias que o produz e para aquele que adquire o alimento desse agricultor, isto é, promove a segurança e soberania alimentar.
.
5) Ela é ciência, mas uma ciência que não se desvincula do aspecto ético de seu processo e contexto social, interagindo com os saberes tradicionais, aprendendo e trocando com ele enquanto um sistema de saber diferente, mas não menos válido.
.
6) Por não fugir das questões sociais com as quais se relaciona, ela é também um movimento social em busca de maior justiça social na distribuição e uso da terra, nas condições de trabalho na produção do alimento e na condição de vida das pessoas.
.
NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica) da UFABC é um dos quase 200 NEAs que temos pelo Brasil e com foco em agroecologia urbana. O NEA-UFABC é responsável por ações que abrangem a região sudeste da região Metropolitana de São Paulo e sua área de estudo contempla grandes áreas urbanizadas."
.
(Texto explicativo tirado do NEA o qual apoiamos)

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published